Do you need help? Please contact our support team from 9 to 17 CET via support.pressclub@bmwgroup.com.

PressClub Brazil · Article.

Fábrica do BMW Group em Debrecen entra na reta final: O coração da planta ganha vida com o início da montagem

Todo o potencial do iFACTORY: nova unidade na Hungria adota diversas inovações da rede global de produção ++ Pioneira entre as fábricas do BMW Group com entrega just-in-sequence para a linha de produção ++ Processos de montagem eficientes e ergonômicos graças à intensa modularização, menor variedade de elementos de conexão, um chicote elétrico simplificado e montagem inovadora do cockpit ++ Produção em série começará no final de 2025 com o novo BMW iX3

Tecnologia
·
Sistemas de Motorização Alternativos, Mobilidade do Futuro
·
Electrification
 

Press Contact.

Paula Cichini
BMW Group

Tel: +55-11-5186-0452

send an e-mail

Author.

Paula Cichini
BMW Group

Downloads.

  
Photos(11x, 57,65 MB)

São Paulo, 27 de março de 2025 – A futura fábrica do BMW Group na cidade húngara de Debrecen está na reta final, com a ativação da linha de montagem trazendo vida ao coração da planta. Este é o centro pulsante de todas as tecnologias da fábrica e também onde a maioria dos funcionários trabalha. O início da montagem marca, assim, a conquista de mais um importante passo.

“Nossa linha de montagem altamente eficiente e ergonômica começou a operar imediatamente sem nenhum problema”, afirmou Hans-Peter Kemser, Diretor Geral da Fábrica do BMW Group em Debrecen. “Isso foi possível graças ao planejamento e testes virtuais, bem como à excelente colaboração entre nossos novos e altamente motivados funcionários em Debrecen e os especialistas da rede global de produção do BMW Group”, completou.

Na montagem, os componentes e sistemas individuais são instalados na carroceria pintada – ao final do processo, um carro pronto para rodar sai da linha de produção. A inovadora arquitetura veicular da Neue Klasse abre novas possibilidades para a montagem: maior eficiência por meio da modularização, menor variedade de elementos de conexão e uma instalação simplificada do chicote elétrico. Além disso, um processo inovador de montagem do cockpit acelera a produção.

A fábrica do BMW Group em Debrecen já está produzindo veículos de teste para o primeiro modelo da Neue Klasse: o novo BMW iX3. Assim, a nova unidade está gradualmente se preparando para a produção em série.

 

Neue Klasse permite um processo de montagem simples e rápido

Diversos aspectos da Neue Klasse são novidades para todos. Diferente dos modelos anteriores, o chicote elétrico agora é dividido em várias partes, facilitando e tornando mais ergonômica sua instalação. A arquitetura de fiação zonal reduz em 600 metros o comprimento do cabeamento e diminui em 30% o peso em comparação à geração anterior.

Além disso, alguns componentes foram modularizados, formando um único módulo a partir de diversas pequenas peças individuais. A variedade de elementos de conexão também foi drasticamente reduzida na Neue Klasse, o que minimiza o número de diferentes plugues, parafusos e grampos. Tudo isso torna o processo de montagem significativamente mais simples.

Com a Neue Klasse, uma ampla gama de verificações de qualidade pode ser realizada digitalmente enquanto o veículo ainda está na linha de produção. Esse procedimento será implementado em outras unidades após seu uso inicial em Debrecen. A próxima fábrica a adotar essa inovação será a unidade principal em Munique, que iniciará a produção do sedã da Neue Klasse a partir de 2026.

A inovadora montagem do cockpit acelera os processos na fábrica de Debrecen. Essa linha de montagem está entre as mais compactas da rede de produção do BMW Group, mas ainda assim oferece total flexibilidade e variedade. Assim como na fábrica de Lydia, na China, a pré-montagem do cockpit ocorre ao lado da linha principal. Uma vez pré-montado, o cockpit é instalado diretamente no veículo apenas alguns metros adiante.

 

Montagem em Debrecen adota inovações de fábricas existentes

Ao planejar a nova planta de produção na Hungria, o BMW Group utilizou um processo de design totalmente virtual. Seguindo os princípios da BMW iFACTORY, padrões já testados e soluções de alta tecnologia de outras fábricas foram amplamente adotados. Por exemplo, muitas ideias e estruturas comprovadas das fábricas de Lydia (China) e Leipzig (Alemanha) foram incorporadas à linha de montagem em Debrecen.

 

Evolução da estrutura "finger" de Leipzig

Entre essas inovações está a chamada estrutura “finger”, desenvolvida pelo BMW Group especificamente para a fábrica de Leipzig, inaugurada em 2005. Essa estrutura permite o transporte direto de peças e módulos pré-montados até as linhas de montagem. Em Debrecen, uma proporção recorde de até 80% das peças pode ser entregue diretamente à linha de produção, pois a estrutura “finger” receberá suprimentos logísticos de ambos os lados pela primeira vez. Esse é o maior índice da rede de produção do BMW Group. A estrutura também possibilita futuras expansões e a integração de novos processos de montagem, garantindo flexibilidade – uma característica essencial da produção no BMW Group.

 

Processos de produção inspirados na fábrica de Lydia, na China

A fábrica de Lydia, na China, também serviu de inspiração para várias estruturas e processos de montagem. Inaugurada em 2022, foi a primeira unidade do BMW Group a ser planejada e simulada inteiramente no ambiente virtual desde o início. O layout do chão de fábrica e o sistema completo de transporte de Debrecen foram configurados de maneira idêntica ao de Lydia. Isso garantiu uma rápida implementação da tecnologia, já testada e aprovada, facilitando a instalação da nova linha de produção.

A produção em série do novo BMW iX3 está programada para começar na fábrica de Debrecen no final de 2025. A unidade húngara foi projetada especificamente para a fabricação de veículos totalmente elétricos. Como acontece com o lançamento de qualquer novo modelo ou fábrica, a capacidade de produção será aumentada gradualmente após o início das operações. A planta de Debrecen será a primeira fábrica de automóveis do BMW Group a operar completamente sem o uso de combustíveis fósseis.

 

Clique aqui para acessar a versão original do press release, em inglês.

 

Para mais informações sobre a BMW do Brasil, clique aqui.

 

Acompanhe a BMW do Brasil nas redes sociais:  

Instagram (@bmwdobrasil) 

Facebook(@BMWBrasil) 

Youtube(@BMWTVBrasil) 

Twitter (@BMWBrasil)  

Tik Tok (@bmwdobrasil) 

LinkedIn (@BMWGroupBrasil) 

 

Sobre o BMW Group

 

Com suas quatro marcas BMW, MINI, Rolls-Royce e BMW Motorrad, o BMW Group é o principal fabricante premium de automóveis e motocicletas do mundo e também fornece serviços financeiros premium. A rede de produção do BMW Group compreende mais de 30 locais de produção em todo o mundo; a empresa possui uma rede de vendas global em mais de 140 países.

Em 2024, o BMW Group vendeu mais de 2,45 milhões de veículos de passeio e mais de 210.000 motocicletas em todo o mundo. O lucro antes dos impostos no exercício financeiro de 2024 foi de € 11,0 bilhões em receitas de € 142,4 bilhões. Em 31 de dezembro de 2024, o BMW Group tinha uma força de trabalho de 159.104 colaboradores.

O sucesso econômico do BMW Group sempre se baseou no pensamento de longo prazo e na ação responsável. A sustentabilidade é um elemento-chave da estratégia corporativa do BMW Group e abrange todos os produtos, desde a cadeia de fornecimento e a produção até da fase de uso.

 

Assessoria de Imprensa do BMW Group Brasil

JeffreyGroup – grupobmw@jeffreygroup.com

Fernanda Alencar – falencar@jeffreygroup.com 

(11) 9.8723-9590

Fabio Perrotta Jr.  –  fperrotta@jeffreygroup.com

(21) 9.9997-9113

Marcella Lizaso – mlizaso@jeffreygroup.com

(11) 9.7189-2104

Article Media Material.

My.PressClub Login
 

PressClub Information

ANNUAL CONFERENCE 2025.

Munich, 14 March 2025.

Here you can see the On-Demand Webcast of the BMW Group Annual Conference 2025.

Open Website

Search Settings.

Submit
Reset
 
Sun
Mon
Tue
Wed
Thu
Fri
Sat
 
Login