Do you need help? Please contact our support team from 9 to 17 CET via support.pressclub@bmwgroup.com.

PressClub Brasil · Article.

Principal Planta do BMW Group se prepara para a NEUE KLASSE

+++ Produção de pré-série começará no segundo semestre +++ Mais de um milhão de carros produzidos na Alemanha em 2024 +++

Tecnologia
·
Fábricas, Instalações
·
Fábricas de Produção
·
Produção, Reciclagem
·
Munich
 

Press Contact.

Fabiano Severo
BMW Group

Tel: +55-11-5186-0452

send an e-mail

Author.

Fabiano Severo
BMW Group

Downloads.

  
Photos(15x, 66,57 MB)

São Paulo, 6 de março de 2025 – A Planta de Munique do BMW Group está se preparando para o lançamento da NEUE KLASSE no segundo semestre de 2026. Durante a operação da linha de produção atual, três novos pavilhões estão sendo construídos para a estamparia, montagem e logística de produção associada. "Para o início da produção da NEUE KLASSE, teremos uma fábrica de última geração em Munique, caracterizada por flexibilidade, inovação e, acima de tudo, eficiência", afirma Peter Weber, Diretor da Planta de Munique.

A partir de 2027, a fábrica em Munique produzirá exclusivamente veículos totalmente elétricos, aumentando ainda mais a eficiência. O planejamento antecipado, a estreita cooperação com as equipes de desenvolvimento e fornecedores, e a integração de tecnologia de produção moderna dentro de novas estruturas desempenharão um papel fundamental. "Com a NEUE KLASSE, reduziremos significativamente os custos de fabricação na Fábrica de Munique", diz Weber. Além dos processos de produção otimizados e da automação direcionada, a nova arquitetura de veículos da NEUE KLASSE também aproveitará ainda mais eficiências. Focar em uma única variante de trem de força reduz etapas de produção e o número de peças – por exemplo, para chicotes elétricos, que anteriormente variavam de acordo com o tipo de motor e podem ser complexos de instalar.

 

Processo incomum: produção de pré-série na planta piloto

O cronograma de produção do NEUE KLASSE em Munique está sendo coordenado com precisão, especialmente devido às reformas na fábrica. Os primeiros veículos de pré-série serão montados na Planta Piloto do Centro de Pesquisa e Inovação (FIZ) do BMW Group antes do final do ano. A equipe da Planta de Munique participará ativamente desse processo. Além disso, o BMW Group está utilizando simulações virtuais para garantir um início de produção sem contratempos. "Além da planta piloto no FIZ, estamos utilizando simulações virtuais para garantir um ramp-up suave."– Peter Weber. A equipe de Munique também está trabalhando de perto com os colegas da Planta de Debrecen, na Hungria, onde o primeiro modelo da NEUE KLASSE entrará em produção no final deste ano.

 

Rede de produção internacional: Cooperação, flexibilidade e processos inovadores

As fábricas do BMW Group são capazes de produzir diferentes variantes de modelos e tipos de trem de força em uma única linha. Como o aumento da eletromobilidade não é linear e progredirá em velocidades variadas, a empresa confiou em "flex-plants", que podem fabricar veículos com motores de combustão interna e trens de força elétricos. "Dessa forma, podemos garantir nossas capacidades de entrega em diferentes situações de mercado e manter uma boa utilização de capacidade em nossas localizações", explica Milan Nedeljković, membro do Conselho de Administração responsável pela Produção.

Até o final da década, o BMW Group espera um aumento significativo nas participações de mercado dos veículos totalmente elétricos. Por essa razão, as fábricas em Debrecen e, posteriormente, Munique serão as primeiras instalações dedicadas exclusivamente a veículos totalmente elétricos, aumentando as capacidades de eletrificação em toda a rede.

As fábricas alemãs lideram o caminho na e-mobilidade na rede de produção do BMW Group: Juntamente com as tecnologias de propulsão tradicionais, cada uma delas constrói pelo menos um modelo totalmente elétrico para o mercado global. Mesmo em um ambiente volátil, o BMW Group continua a crescer suas localizações domésticas, fabricando mais de um milhão de veículos lá no ano passado - representando um quarto da produção automotiva total da Alemanha.

Ao mesmo tempo, a produção da empresa também depende de uma distribuição global equilibrada da criação de valor. "A estrutura estratégica e flexível de nossa rede de produção fortalece nossa resiliência e nos torna mais competitivos", acrescenta Nedeljković.

 

Foco nos funcionários: Desenvolvendo habilidades para a e-mobilidade

A mudança em direção aos veículos eletrificados também traz mudanças nos papéis dos funcionários e nas habilidades necessárias. Com a flexibilização do aumento da mobilidade elétrica nas fábricas do BMW Group, os funcionários podem ser gradualmente preparados para novos conteúdos de trabalho.

"Apesar das inovações técnicas e estruturais, nosso foco está sempre nas pessoas. Nos orgulhamos da experiência e conhecimento de nossos funcionários e de sua dedicação à melhoria contínua. É graças ao compromisso deles que conseguimos entregar veículos de qualidade premium de forma consistente", enfatiza Weber. Novas competências serão desenvolvidas e mantidas na empresa através de um extenso treinamento adicional e da flexibilidade da força de trabalho. Somente no ano passado, cerca de 25.000 funcionários concluíram treinamentos em mobilidade elétrica. A Fábrica de Munique está atualmente realizando seu terceiro curso de qualificação para eletricistas industriais, conduzido em cooperação com a Câmara de Indústria e Comércio (IHK).

Nos últimos anos, cerca de 5.500 empregos foram criados na rede de produção do BMW Group para a geração atual e futura de e-drives. Mais de três quartos dessas posições foram preenchidas por meio de reorganização interna.

 

Para ler o press release original, em inglês, clique aqui

Para mais informações sobre a BMW do Brasil, clique aqui.

 

Acompanhe a BMW do Brasil nas redes sociais:  

Instagram (@bmwdobrasil) 

Facebook(@BMWBrasil) 

Youtube(@BMWTVBrasil) 

Twitter (@BMWBrasil)  

Tik Tok (@bmwdobrasil) 

LinkedIn (@BMWGroupBrasil) 

 

Sobre o BMW Group

 

Com suas quatro marcas BMW, MINI, Rolls-Royce e BMW Motorrad, o BMW Group é o fabricante líder mundial de automóveis e motocicletas premium e também fornece serviços financeiros e de mobilidade premium. A rede de produção do BMW Group compreende mais de 30 locais de produção em todo o mundo; a empresa possui uma rede global de vendas em mais de 140 países.

Em 2024, o BMW Group vendeu mais de 2,45 milhões de veículos de passageiros e mais de 210.000 motocicletas em todo o mundo. O lucro antes de impostos no ano fiscal de 2023 foi de 17,1 bilhões de euros, com receitas de 155,5 bilhões de euros. Em 31 de dezembro de 2023, o BMW Group tinha uma força de trabalho de 154.950 funcionários.

O sucesso do BMW Group sempre se baseou no pensamento de longo prazo e na ação responsável, desde a cadeia de fornecimento, passando pela produção, até o final da fase de uso, para todos os seus produtos.

 

Assessoria de Imprensa do BMW Group Brasil

JeffreyGroup – grupobmw@jeffreygroup.com

Fernanda Alencar – falencar@jeffreygroup.com 

(11) 9.8723-9590

Fabio Perrotta Jr.  –  fperrotta@jeffreygroup.com

(21) 9.9997-9113

Marcella Lizaso – mlizaso@jeffreygroup.com

(11) 9.7189-2104

Article Media Material.

My.PressClub Login
 

PressClub Information

ANNUAL CONFERENCE 2025.

Friday, 14 March | 08:00 CET.

Here you can see the webcast of the BMW Group Annual Conference 2025.

Open Website

Search Settings.

Informação à Imprensa
Kit de imprensa
Discurso
Fact & Figures
Árabe
  • Idioma do arquivo anexado
  • Inglês
  • Português
  • Árabe
Updates
Top-Topic
Submit
Reset
 
Sun
Mon
Tue
Wed
Thu
Fri
Sat
 
Login